Livro de I João

I João

Paz amados! 

Chegamos a carta de 1JOÃO e separei algumas coisas interessantes do dicionário bíblico do app MySword Bible, para que nossa leitura seja ainda melhor. 

Considerações Preliminares 

Cinco livros do NT levam o nome de João: um Evangelho, três epístolas e o Apocalipse. Embora João não se identifique pelo nome nesta epístola, testemunhas do século II (e.g., Papias, Irineu, Tertuliano, Clemente de Alexandria) afirmam que ela foi escrita pelo apóstolo João, um dos doze primeiros discípulos de Jesus. Fortes semelhanças no estilo, no vocabulário e nos temas, entre 1 João e o Evangelho segundo João, sancionam o testemunho fidedigno dos cristãos primitivos, afirmando que os dois livros foram escritos pelo apóstolo João (ver introdução ao Evangelho segundo João).

Não há indicação dos destinatários desta carta, como também não há saudações, nem menção de pessoas, lugares ou eventos. A explicação mais provável dessa forma rara epistolar é que João escreveu de onde residia, em Éfeso, a certo número de igrejas da província da Ásia, que estavam sob sua responsabilidade apostólica (cf. Ap 1:11). 

Visto que as congregações tinham um problema comum e necessidades semelhantes, João escreveu esta epístola como carta circular, enviando-a por um emissário pessoal, juntamente com suas saudações pessoais. 

O assunto principal desta epístola é o problema dos falsos ensinos a respeito da salvação em Cristo e seu processo no crente. Certas pessoas, que anteriormente conviveram com os leitores da epístola, deixaram as congregações (1Jo 2:19), mas os resultados dos seus falsos ensinos continuavam a distorcer o evangelho, quanto a “saber” que tinham a vida eterna. Doutrinariamente, a sua heresia negava que Jesus é o Cristo (1Jo 2:22; cf. 1Jo 5:1) ou que Jesus veio em carne (1Jo 4:2,3 (refs2)). Na área moral, ensinavam que não era necessário à fé salvífica (cf. 1Jo 1:6; 5.4,5 (refs3)), a obediência aos mandamentos de Jesus (2.3-4; 5.3) e uma vida santa, separada do pecado (1Jo 3:7-12) e do mundo (1Jo 2:15-17). 

Propósito 

O propósito de João ao escrever esta epístola foi duplo: (1) expor e rebater os erros doutrinários e éticos dos falsos mestres e (2) exortar seus filhos na fé a manter uma vida de santa comunhão com Deus, na verdade e na justiça, cheios de alegria (1.4) e de certeza da vida eterna (5.13), mediante a fé obediente em Jesus, o Filho de Deus (1Jo 4:15; 5.3-5,12 (refs3)), e pela habitação interior do Espírito Santo (2.20; 4.4,13). Alguns crêem que a epístola também foi escrita como uma seqüência do Evangelho segundo João. 

Visão Panorâmica 

A fé e a conduta estão fortemente entrelaçados nesta carta. Os falsos mestres, aos quais João chama aqui de “anticristos” (1Jo 2:18-22), apartaram-se do ensino apostólico sobre Cristo e a vida de retidão. De modo semelhante a 2 Pe e Jd 1, 1 Jo refuta e condena com veemência os falsos mestres (e.g., 1Jo 2:18,19,22,23,26; 4.1,3,5 (refs8)) com suas crenças e conduta destruidoras. 

Do ponto de vista positivo, 1 Jo expõe as características da verdadeira comunhão com Deus (e.g., 1Jo 1:3—2.2) e revela cinco evidências específicas pelas quais o crente poderá “saber”, com confiança e certeza, que tem a vida eterna: (1) a evidência da verdade apostólica a respeito de Cristo (1Jo 1:1-3; 2.21-23; 4.2,3,15; 5.1,5,10,20 (refs9)); (2) a evidência de uma fé obediente que guarda os mandamentos de Cristo (1Jo 2:3-11; 5.3,4 (refs3)); (3) a evidência de um viver santo, i.e., afastar-se do pecado, para comunhão com Deus (1Jo 1:6-9; 2.3-6,15-17,29; 3.1-10; 5.2,3 (refs7)); (4) a evidência do amor a Deus e aos irmãos na fé (1Jo 2:9-11; 3.10,11,14,16-18; 4.7-12,18-21 (refs7)); e (5) a evidência do testemunho do Espírito Santo no crente (1Jo 2:20,27; 4.13 (refs3)). João afirma, por fim, que a pessoa pode saber com certeza que tem a vida eterna (5.13) quando estas cinco evidências são manifestas na sua vida. 

Características Especiais 

Cinco características principais há nesta epístola. (1) Ela define a vida cristã empregando termos contrastantes e evitando todo e qualquer meio-termo entre luz e trevas, entre verdade e mentira, entre justiça e pecado, entre amor e ódio, entre amar a Deus e amar ao mundo, entre filhos de Deus e filhos do diabo, etc. (2) É importante ressaltar que este é o único escrito do NT que fala de Jesus como nosso “Advogado (gr. parakletos) para com o Pai”, quando o crente fiel peca (2.1,2; cf. Jo 14:16,17,26; 15.26; 16.7,8 (refs6)). (3) A mensagem de 1 Jo fundamenta-se quase que inteiramente no ensino apostólico, e não na revelação anterior do AT; não há claramente na carta referências às Escrituras do AT. (4) Visto tratar da cristologia, e ao mesmo tempo refutar determinada heresia, a carta focaliza a encarnação e o sangue (i.e., a cruz) de Jesus, sem mencionar especificamente a sua ressurreição. (5) Seu estilo é simples e reiterativo, à medida que João apresenta certos termos principais, como “luz”, “verdade”, “crer”, “permanecer”, “conhecer”, “amor”, “justiça”, “testemunho”, “nascido de Deus” e “vida eterna”. 

Boa Leitura 

Pr Nemias Silva Jr 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *