Livro de Judas

Livro de Judas

Paz amados!

Chegamos a carta de JUDAS e separei algumas coisas interessantes do dicionário bíblico do app MySword Bible, para que nossa leitura seja ainda melhor.

Considerações Preliminares

Judas se identifica simplesmente como o “irmão de Tiago” (v. 1). Os únicos irmãos do NT que têm nomes de Judas e Tiago são os dois meio-irmãos de Jesus (Mt 13:55; Mc 6:3 (refs2)).

Talvez Judas mencionou Tiago porque a posição de destaque do seu irmão, sendo dirigente da igreja de Jerusalém serviria para esclarecer sua própria identidade e posição.
Esta curta epístola, porém de linguagem enérgica, foi escrita contra os falsos mestres, que eram abertamente antinominianos (i.e., ensinavam que a salvação pela graça lhes permitia pecar sem haver condenação) e que zombando, rejeitavam a revelação divina a respeito da Pessoa e da natureza de Jesus Cristo, segundo as Escrituras (v. 4). Dessa maneira, dividiam as igrejas, concernente à fé (Judas 1:19a, 22) e quanto à conduta (Judas 1:4,8,16). Judas descreve esses homens vis como “ímpios” (Judas 1:15), que “não têm o Espírito” (Judas 1:19).

O possível relacionamento entre Judas e 2 Pe 2:1—3:4 depende do fator data do primeiro. O mais provável é que Judas tinha conhecimento de 2 Pedro (Judas 1:17,18) e, daí, sua epístola se situaria posteriormente, i.e., entre 70-80 d.C. Não está esclarecido sobre os destinatários, mas podem ter sido os mesmos de 2 Pedro (ver introdução de 2 Pedro).

Propósito

Judas escreveu esta carta (1) para, com empenho, advertir os crentes sobre a grave ameaça dos falsos mestres e sua influência destruidora nas igrejas, e (2) para energicamente conclamar todos os verdadeiros crentes a resolutamente “batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas 1:3).

Visão Panorâmica

Seguindo-se à saudação (Judas 1:1,2), Judas revela que sua primeira intenção era escrever sobre a natureza da salvação (Judas 1:3a). Em vez disso, ele foi movido a escrever sobre o assunto que se segue, por causa dos mestres apóstatas que estavam pervertendo a graça de Deus e, ao agirem assim, corrompiam a verdade e o caminho da retidão nas igrejas (Judas 1:4). Judas os acusa de impureza sexual (Judas 1:4,8,16,18), liberais como Caim (Judas 1:11), cobiçosos como Balaão (Judas 1:11), rebeldes como Coré (Judas 1:11), arrogantes (Judas 1:8,16), enganosos (Judas 1:4a,12), sensuais (Judas 1:19) e causadores de divisões (Judas 1:19). Afirma a certeza do julgamento divino contra todos que vivem em tais pecados e ilustra esse fato com seis exemplos do AT (Jd 1:5-11). Os doze fatos descritivos da vida deles revelam que a medida do seu pecado está cheia para o julgamento divino (Jd 1:12-16). Os crentes são despertados a crescer na fé e a ter compaixão com temor, no tocante àqueles que estão vacilando na fé (Jd 1:20-23). Judas termina com palavras de louvor a Deus, de grande inspiração, ao impetrar a sua bênção (Jd 1:24,25).

Características Especiais

Quatro características principais estão nesta epístola. (1) Contém a incriminação mais vigorosa e direta do NT sobre os falsos mestres. Chama a atenção de todas as gerações para a gravidade do perigo constante da falsa doutrina contra a genuína fé e a vida santa. (2) Exemplifica o caso de ilustrações tríplices, e.g., três exemplos de julgamento tirados do AT (Judas 1:5-7), uma descrição tríplice dos falsos mestres (v. 8) e três exemplos de homens ímpios, tirados do AT (Judas 1:11). (3) Sob a plena influência do Espírito Santo, Judas fez menção de vários escritos: (a) as Escrituras do AT (Judas 1:5-7,11); (b) as tradições judaicas (Jd 1:9,14,15); e (c) 2 Pedro, citando diretamente 2 Pe 3:3, que ele confirma como procedente dos apóstolos (Judas 1:17,18). (4) Contém a bênção mais sublime do NT.

Boa Leitura
Pr Nemias Silva Jr 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *